Já sabe qual cor usar na sua decoração?

Dicas de Decoração | Circulo Cromático

Está na dúvida sobre quais cores você quer para sua decoração, para seu ambiente, seu sofá e móveis? Aqui vamos te ajudar falando um pouco sobre algumas cores.

 Saiba um pouco sobre a psicologia das cores e veja o significado das cores, saiba como elas podem influenciar nas suas emoções, seus sentimentos e desejos. A psicologia das Cores busca compreender o comportamento humano com relação às cores. O efeito que ao ver determinada cor podemos ter. Essa área analisa os efeitos que cada cor gera nas pessoas. Por isso é bastante legal você ter uma noção do significado.

A cor escolhida vai representar uma média de 85% da razão pela qual você comprou aquele produto. Estranho? Engraçado? Mas é a pura verdade. O preço e design do produto, do móvel também são fatores levados em consideração na hora de escolher um móvel.

Vejam o significado de algumas cores que achamos muito interessantes e separamos para vocês:

·      Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, guerra;

·  Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade;

·    Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença, perigo;

·  Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo;

·      Verde: cura, calma, perseverança, orgulho, natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade;

·   Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, confiança, verdade, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem;

·      Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade, intimidade;

·  Marrom: materialismo, excitação, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;

·      Preto: negação, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza;

·         Branco: afirmação, proteção, amor, respeito, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), estéril;

·         Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante;

·         Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, riqueza, prosperidade, grandeza.

E aí, gostou?

Agora você já sabe um pouco mais sobre o conceito de cada cor e como eles podem melhorar seus resultados diariamente. 

Uma curiosidade! Olhe essa ilustração abaixo, o pessoal da Copy Press desenvolveu uma ilustração baseada em uma roda que mostra de uma maneira mais lúdica todos esses sentimentos com relação às cores. Observe:

Eles consideram que existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Existem pontos positivos e negativos em cada uma das variações de cores. Interessante, não é mesmo?

 Há sites que vão te ajudar a decidir uma paleta de cores bem harmônica para sua decoração, seu projeto de design para seus móveis e cômodos.  Em lojas de tinta, por exemplo, você pode pedir um pantone para decidir a cor que vai querer usar.

Isso é um pantone.

Dica: combine cores complementares para destacar elementos. Não sabe como, dá uma olhadinha no quadro abaixo, com cores primárias, secundárias e terciárias. Com cores complementares, semi-complementares, análogas, tríade, tetraédricas e em quadrado.

Existem ferramentas que te ajudam a escolher as cores perfeitas. Como tudo na atualidade é digital, segue aqui abaixo algumas ótimas opções que vão te ajudar muito.

Adobe Kuler – Site da Adobe que fornece paletas prontas e uma ferramenta completa para você criar variações de até 5 cores por vez. Você poderá desfrutar e usar composições Análogas, Monocromáticas, Tríades, Complementares, Compostas, Variações Tonais ou Personalizadas.

Material Design Colors – Já escutou falar do Flat Design? É só jogar no Google, por este site você vai encontrar variações tonais que vai ajudar muito com seus projetos, e farão ainda mais, vão deixá-lo com um aspecto moderno e sofisticado.

Colour Code – Site que te ajuda a achar cores aleatórias.

ColorZilla – É um plugin que possibilita capturar uma cor diretamente do seu navegador, sem ter que tirar print de nada. O que vai deixar muito mais fácil obter aquela cor que te chamou atenção em outros sites. Uma observação é que você poderá adicionar ele nos navegadores Google Chrome eno Mozilla Firefox.

CURIOSIDADES

Já percebeu como é notável a cor vermelha em campanhas promocionais? Essa cor tende a estimular a ação, pois é uma cor que chama a atenção. O vermelho também é usado em sinalizações de urgência, afinal é uma cor que se destaca nos ambientes.

Cores vibrantes em campanhas e anúncios, já sabem de qual cor estamos falando? A cor laranja ou coral se preferir chamar assim, essa é a cor perfeita quando queremos passar a impressão de vibração. O laranja  é uma cor derivada do vermelho, por isso tem características alegres  e também desperta o  desejo de ação das pessoas.

A cor amarela tem características que estimulam o apetite, ou seja, é uma cor que pode ficar muito interessante na cozinha ou na sala de jantar.

A cor verde tem referência à natureza e ao meio ambiente, é perfeita para peças que vão ficar em uma área externa ou em um jardim de inverno. O verde também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, saúde e dá certo frescor e leveza ao ambiente. É uma cor muito usada em hospitais para acalmar os pacientes e visitantes. No mundo corporativo, o verde dá a sensação de coerência, é interessante nos momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

A cor azul claro, também traz a sensação de limpeza e frescor, assim como o verde.  O azul claro é uma cor capaz de incentivar a criatividade e propagar a sensação de sucesso e conquista.

O azul escuro é muito usado no meio corporativo, pois dá a sensação de poder. Sua característica é a capacidade de levar segurança às pessoas. Algumas pesquisas afirmam, que o azul escuro é capaz de reforçar a confiança na marca.

A cor violeta é usada por algumas pessoas para fazer menção à espiritualidade. É uma cor muito usada em marcas de produtos de beleza e locais como SPAs e clínicas de estética.

O marrom é uma cor muito usada nos segmentos de design de interiores, principalmente em móveis, por ser considerada uma cor elegante.

O branco é uma das cores mais neutras e é capaz de transmitir a sensação de tranquilidade, limpeza e organização. É a cor capaz de ressaltar a luz das outras cores, isso quando combinadas. 

O preto é a cor mais poderosa, associam ela à elegância e força.É uma cor que passa  a sensação de mistério e é muito relacionada ao medo.

A cor cinza é a união das duas cores mais neutras, o preto e o branco. É muito usado para ressaltar outras cores, por ele ser neutro, ele dá destaque aos outros tons.

A cor vinho foi associada ao requinte, é muito clássica também e transmite certa paixão.

Temos algumas ideias ou dicas que podem te ajudar a elaborar uma linguagem visual bastante atraente:

  • Use cores que combine e também as que contrastem.
  • Use cores fortes e sólidas, que estimule uma reação.
  • Quando tiver dúvidas, faça testes.Fazer testes é fundamental. 

Saiba mais sobre decoração no post a seguir – O que saber antes de comprar seu sofá.

Agora você já sabe da importância na hora de escolher as cores para sua decoração.

Gostou de conhecer mais sobre a Psicologia das Cores? 

Compartilhe sua experiência com seus amigos.E corre, vai lá comprar seus móveis.

Deixe um comentário!!!  

Esse registro foi postado em Blog e marcado .
Nossa equipe está aqui para te ajudar. Pergunte algo ou faça seu pedido.