Qual o melhor material de Guarda-roupas?

Além de melhores, os materiais mais usados para guarda-roupas são o MDF e o MDP. Essas madeiras são feitas a partir de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento anti fungo.

A madeira MDP é mais leve do que o MDF. Para a caixaria de um móvel como por exemplo um armário planejado, recomenda-se o uso da madeira MDP, por que ela é mais resistente, isso para as peças superior, inferior e as laterais. Já a madeira MDF é mais indicada para peças que serão usinadas, como exemplo podemos citar as portas.

Na verdade não há um material melhor do que outro, e também não precisamos escolher apenas um material, podemos misturar as alternativas, por exemplo madeira com portas de vidro. Os armários dos quartos mudaram muito ao longo do tempo. 

Já sabemos que os materiais mais usados em guarda roupas para o quarto são MDP, MDF e madeira maciça. 

MDF – O termo MDF, significa: Medium Density Fiberboard, que é o mesmo que placa de fibra de média densidade, composta por uma mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas. 

Esse material é comercializado de duas maneiras: ao natural e com revestimento e acabamentos. Existe MDF de diversas cores. Porém neste caso, o painel de madeira é revestido com BP, um material tratado com tecnologias específicas para dar o acabamento e mais resistência. O MDF é um material leve, versátil e maleável, suas propriedades incluem durabilidade e resistência. Esse material absorve umidade com mais facilidade, isso inviabiliza seu uso em móveis para locais externos ou locais úmidos e com infiltrações. Evitar a exposição à luz solar é uma dica para que sua madeira em MDF dure mais.

MDP – O termo MDP – Medium Density Particleboard, designa um painel de partículas de baixa densidade, formado por três camadas de partículas de madeira, uma grossa no miolo e duas finas na superfície, deixando tudo mais estruturado. O que diferencia o MDF é o formato de produção, composto por partículas aglutinadas no lugar das fibras. 

O MDP suporta mais peso que o MDF, o material costuma ser usado nas partes internas dos guarda-roupas e nas prateleiras. Por incrível que parece, apesar dessa estrutura mais firme, esse material é mais leve, e pouco maleável, o que o deixa ideal para projetos retilíneos. É comum encontrar guarda-roupas produzidos com os dois materiais, MDF na parte externa e MDP na parte interna da peça. 

Madeira maciça – Esta é uma matéria-prima nobre, que garante elegância e sofisticação ao móvel, e também garante maior resistência e durabilidade. O valor costuma ser maior, isso pela complexidade do processo de produção. Esse material tem mais dificuldade para manter o visual, isso é causado pelas mudanças geradas pelo ambiente, como a luz solar. 

Acabamentos 

Com relação a acabamentos é possível usar laca, que é um revestimento melamínico e microtextura. Outro acabamento que está em alta, são os vidros, que projetam sofisticação na decoração do quarto.

Os puxadores também são peças do guarda-roupa que mudam muito.

Um dos locais mais importantes da casa é o quarto, pois nele passamos boa parte do nosso tempo, a organização deste cômodo e o guarda-roupa fazem toda a diferença no dia-a-dia. O local onde os móveis ficam neste ambiente pode facilitar ou dificultar as tarefas diárias, como limpeza e até mesmo quando se quer encontrar uma peça de roupa quando se está com pressa.

Medidas

A primeira coisa a ser feita antes de comprar um guarda-roupa é medir o espaço reservado para o móvel no ambiente. Use uma trena para fazer a medição da largura x comprimento x altura. É necessário levar em consideração a quantidade de roupa que você tem e a quantidade de pessoas que vão usar esse armário. Não adianta comprar algo pequeno para ganhar espaço no quarto e suas roupas ficarem do lado de fora. Armários com portas de correr são ótimas opções para economizar espaço.

Espaço Interno e Modelo

Verifique bem a parte interna, existem modelos com espaços bastante diferenciados. Um roupeiro 6 portas, com destaque para os calceiros, é ideal para os homens, e um espaço para vestidos, agrada muito às mulheres. Possuir nichos é ideal para organização do guarda-roupa, são ótimos para peças de linha, também comportam bolsas, caixas e acessórios. Modelos com espelho dentro ou do lado de fora também vem agradando muito o público jovem. Se seu cômodo é espaçoso, um modulado ou um guarda-roupa de 08 portas é uma opção interessante.

Durabilidade e Resistência

A durabilidade tem que ser levada em conta, assim você não terá gasto com outro guarda-roupa tão cedo, pelo menos nos próximos cinco anos. O melhor material para guarda-roupa que prioriza a durabilidade são os modelos em madeira maciça. A resistência da peça também é importante. Dentro do móvel irão todas as peças de roupas e demais itens que o  usuário tem, por isso é preciso optar por um material forte e resistente, é possível encontrar no mercado alguns guarda roupas de materiais resistentes, não sendo necessário comprar um móvel em madeira maciça.

Agora você já está por dentro do que precisa saber na hora de escolher seu guarda-roupa, é só adequar a sua necessidade, escolher o modelo ideal e o que cabe no seu orçamento. Não é fácil, identificar o espaço que você tem disponível para colocar o armário, escolher o modelo, isso inclui, cor, se quer com espelho, com quantos nichos e roupeiros dentro, qual melhor material e o mais adequado a sua família. Só falta colocar a mão na massa, ir nas lojas ou procurar na internet, nas lojas online.

Esperamos ter ajudado com as informações, se você está procurando por um guarda-roupa para seu quarto e ainda não se decidiu, dê uma olhadinha em nossa loja virtual. 

Lembre-se de não apressar sua compra, veja mais dos nossos artigos e fique certa do que precisa e deseja.

Seu guarda roupa vai representar um investimento alto, então escolha com atenção e calma. 

Sempre solicite um orçamento de guarda-roupa bem detalhado com os valores, os descontos, os custos de entrega, os prazos de pagamento e as informações sobre a forma de devolução tudo por escrito.

Em casa, compare os orçamentos das lojas, inclusive os das lojas online, assim conseguirá o melhor valor. 

Ajudamos? Gostou do artigo? Que tal compartilhar?

Nossa equipe está aqui para te ajudar. Pergunte algo ou faça seu pedido.