Como escolher o tipo de espuma para o seu sofá?
Escolher um sofá para sua casa é mais difícil do que parece. Engana-se quem pensa que só terá que decidir sobre cor, tamanho e tecido. Existe algo muito mais importante, que está relacionado ao conforto que seu sofá irá proporcionar. Escolher a espuma do seu estofado, pensar na firmeza, densidade e qualidade do assento e braços.
Para te ajudar nessa questão, quanto a espuma para seu sofá, passarei o que consideramos padrão. O padrão é utilizar um assento com espumas D-33 (g/cm³), que é ideal para pessoas que pesam entre 71 a 100 Kg e que tem em média até 1.80 metros de altura. E nos casos onde a pessoa tem mais de 100kg a indicação padrão é da espuma ser a D-45. Não podemos esquecer que um sofá com assento firme é mais resistente e muito mais confortável também. Então, a densidade perfeita da espuma deve ser de 28 g/cm³ a 33 g/cm³.
Então agora vocês já sabem, na hora de conferir as características e especificações do sofá, as indicações serão D-28 ou D-33, mas o que significa isso? Essa sigla representa a densidade da espuma do estofado, é ela que determina diretamente a sua maciez e resistência. Deixando ainda mais explicado, o número da sigla define a medida em g/cm³, é uma divisão de quanto peso cada c³ consegue aguentar. E no caso do D-33, são 33 g/cm³ convertendo isso para peso, indica mais ou menos que o estofado é indicado para pessoas com peso entre 71 kg e 100 kg.
Não vamos esquecer das molas de aço ou percintas elas também fazem parte da composição. As percintas são tiras largas e elásticas fixadas com presilhas de aço para sustentar a espuma, conferindo maior maleabilidade.
Já sabe como saber se o sofá que você gostou é de boa qualidade?
Porque definitivamente, um sofá bom tem que ter uma estrutura firme e a espuma precisa ser de qualidade. O ruim é que, quando vamos comprar na loja, não conseguimos visualizar a parte interna do sofá, mas hoje em dia nem na loja vamos mais, compramos tudo pela internet, então além de olhar a foto do sofá precisamos ler a descrição sobre a densidade do sofá, ler sobre o tipo de espuma que está sendo oferecido, e toda essa descrição estão sempre presentes nos sites na hora que vamos comprar.
Lembrando que ainda com relação a espuma: as densidades do assento, as dos braços, as dos encostos e as das almofadas eles não devem ser iguais, muito pelo contrário, elas devem ser diferentes, pois as fadigas não são as mesmas. O conforto é importante,o assento ou os braços podem ter um espumas chamada de soft, que são muito macias. Os sofás normalmente são feitos com um misto de espumas, para deixar ao mesmo tempo firme e macio o estofado.
O tipo de espuma para seu sofá!
Na hora de escolher a espuma do sofá, você tem ideia do que fazer, de como decidir qual escolher? São muitas coisas a se pensar, como: o mesmo tipo de espuma no assento é o mesmo para o encosto? Como deve ser a espuma na parte dos braços do sofá? Meu sofá será usado mais para receber visitas, assistir filmes ou para dar aquela cochilada? Ou aquele sofá que fica cheio de crianças em cima brincando.
Conforto x Maciez
Se o intuito for passar um longo tempo no sofá, vale a pena optar por um sofá que tenha encosto mais alto, assim poderá apoiar e descansar o pescoço de forma mais confortável. Lembrando sempre de vê, se isso não vai atrapalhar a decoração do cômodo onde ficará o sofá.
É muito importante experimentar vários tipos e formatos de sofá, para saber o que mais lhe agrada e combina com seu gosto. Por isso, pense bem qual tipo de espuma te agrada mais a mais macia e mole ou a mais resistente e firme, pense também na forma que o sofá será mais utilizado, assim você saberá escolher o que melhor se adapte a você.
Ainda focando em conforto, um sofá mais firme pode ser maravilhoso para receber suas visitas e para manter a postura correta ao sentar, mas um sofá retrátil e macio é formidável para assistir um filme às vezes. Como há diferentes tipos de espuma para sofá, é normal se questionar qual seria a melhor opção.
Alguns riscos de errar na escolha da espuma do sofá
O que pode acontecer se você escolher a espuma errada:
- Facilidade em deixar deformado o móvel com seu uso contínuo;
- Muito desconforto ao usar o sofá, com possibilidade de ter dores nas costas e nos músculos;
- Uma estrutura comprometida do estofado, principalmente no assento.
Esperamos ter ajudado com as informações desse artigo, se você está procurando por um sofá para sua sala de estar e ainda não se decidiu, temos mais artigos sobre qual sofá ideal.
Lembre-se nada de apressar sua compra, veja mais dos nossos artigos e fique certa do que precisa e deseja.
Seu sofá vai representar um investimento alto, então escolha com atenção e calma.
Sempre solicite um orçamento do seu sofá detalhado com os valores, os descontos, os custos de entrega, os prazos de pagamento e as informações sobre a forma de devolução tudo por escrito.
Em casa, compare os orçamentos das lojas, inclusive os das lojas online, assim conseguirá o melhor valor.
Ajudamos? Gostou do artigo? Que tal compartilhar?