QUANDO TROCAR O SOFÁ?
Normalmente os estofados são usados por muito mais tempo do que deveriam. É preciso ter cuidado, afinal isso pode afetar a saúde dos moradores da casa. Como os sofás não vem com data de validade, nem com a informação de quando devemos aposentar eles, esses móveis acabam sendo usados por mais tempo.
É preciso estar atento, afinal, um sofá antigo pode acabar prejudicando a coluna. Assim como travesseiros velhos podem acarretar problemas respiratórios.
Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a saber qual o momento exato para trocar seu estofado.
Quanto tempo dura um bom sofá?
Um sofá de boa qualidade, pode ter uma validade de até 15 anos, boa qualidade, estamos falando de uma boa estrutura, um bom estofado, um bom tecido, todo esse conjunto de alta qualidade. Um modelo mais simples, um sofá retrátil, pode durar uns 5 anos.
Existem muitos motivos que você deve considerar para a substituição do seu sofá. Algumas pessoas trocam por querer redecorar o ambiente, algumas por conta do sofá está velho. A vida média de um sofá comprado hoje é de sete a quinze anos. Mas claro, que se você tem animais em casa e eles constantemente sobem no sofá, ou arranham o sofá, você vai acabar trocando seu estofado antes mesmo de fazer 5 anos. Abaixo listamos alguns tópicos que demonstram se seu sofá precisa ser trocado.
Alguns motivos para que você opte por realizar a troca do seu sofá:
- Seu sofá não está mais de acordo com seu espaço.
Quando você compra seu primeiro sofá, geralmente é o mais simples da loja, aquele de dois lugares. Com o tempo, acabam por se mudar, às vezes vão se estabilizando na vida e começam a querer móveis maiores, vão para uma casa nova e maior, e o primeiro sofá fica pequeno demais para o novo estilo de vida. É quando o sofá se perde dentro do seu atual espaço e você vê a necessidade da troca.
- Quando acaba o conforto.
Quando ao sentar, ficamos afundando no sofá, devido a algumas almofadas gastas. Quando sentar-se no chão fica mais fácil do que no sofá, este é o tipo de desconforto que não queríamos.
- Cheiro insuportável no estofado.
O acúmulo de odores no estofamento, no interior dele, devido a corpos suados, crianças que brincam no sofá ou até mesmo a animais de estimação que circulam pelo sofá. Aspirar regularmente e usar o vapor para limpar ajudam muito, mas uma hora esses odores vão vencer, nesse momento é a hora de trocar seu sofá.
- Mudança de gosto ou da decoração como um todo.
Muitas vezes queremos uma mudança em nossa vida, mudar o estilo e os móveis sempre acabam fazendo parte dessa mudança. Ou apenas mudamos de residência e a nova tem um outro ar, outro design. Por qual motivo for, você vai acabar por inventar desculpas para trocar seu sofá, a saída será comprar um novo.
- Barulhos do sofá rangendo.
Estalos, chiados, rangidos, isso cada vez que alguém levanta ou quando alguém senta, esses são sinais de que seu estofado está com danos estruturais. Com certeza alguma mola enfraqueceu, ou existe algum problema nas juntas da estrutura, seja ela de metal ou de madeira.
- Quando o estofado está rasgado e gasto, ou seja, está terrível.
Quando se tem uma sala de estar movimentada, com animais de estimação, com crianças, é fato que este sofá vai sofrer mais desgaste do que em uma sala mais formal. Também tem fatores climáticos, quando seu sofá fica próximo a janelas, a luz solar pode desbotar o sofá.
Bem, o sofá é o móvel mais popular da sala e até mesmo da casa como um todo. Nele relaxamos, nos reunimos com a família para assistir um filme, e quanto mais tempo passamos no sofá, mas rápido teremos que pensar em trocar. Então considere um pouco de cada informação aqui apresentada. Seja para qualidade de vida, para conforto, por vaidade, por beleza, pela saúde, se achar necessário, troque o seu estofado.
Seu sofá é pequeno e você quer um para esticar as pernas? Troque. Está se mudando para uma casa nova, com móveis novos, a mudança é uma maravilhosa oportunidade para trocar o sofá. Está com um sofá a muito tempo, ele está gasto e mal conservado? Troque, troque com urgência.
Esperamos ter ajudado com as informações desse artigo, se você está procurando por um sofá para sua sala de estar e ainda não se decidiu, temos mais artigos sobre qual sofá ideal.
Lembre-se nada de apressar sua compra, veja mais dos nossos artigos e fique certa do que precisa e deseja.
Seu sofá vai representar um investimento alto, então escolha com atenção e calma.
Sempre solicite um orçamento do seu sofá detalhado com os valores, os descontos, os custos de entrega, os prazos de pagamento e as informações sobre a forma de devolução tudo por escrito.
Em casa, compare os orçamentos das lojas, inclusive os das lojas online, assim conseguirá o melhor valor.
Ajudamos? Gostou do artigo? Que tal compartilhar?